quinta-feira, julho 01, 2010

Do virtual para o real

Há algum tempo que eu pensava em escrever este post. Quer dizer, talvez não este post, mas sim o assunto que vou focar. Iniciei-me nestas lidas bloguisticas há 4 anos, o meu primeiro post data de Agosto de 2006, no já falecido Salada de fruta, passado pouco tempo mudei-me de armas e bagagens para o "Singularidades" esse foi, e é, o blog onde escrevo de alma e coração, até onde os meus preconceitos de escrita e de emoções que se mostram me deixam ir. Quando achei que me estava a expor em demasia privatizei o blog. Está ali ao lado, em privado, algumas meninas, que eu acompanho há tanto tempo quanto os anos que tenho de blogosfera e que pelos visto também gostam de me visitar, têm acesso. Surgiu então este novo "Singularidades" aberto a toda a gente, onde já não me apetece escrever tanto. Tenho andado cansada da blogoesfera, de crises existencias de bloggers, de guerrinhas, de troca de galhardetes. Cansada de um universo de faz-de-conta.

Faz-de-conta?

E se não fizer? E se existirem pessoas tão bacanas (sim, à brasileira mesmo) que através do seu blog nos consigam animar com o seu sorriso, que com as suas palavras nos façam chorar, que com a sua escrita nos façam pensar, que com a sua arte nos façam emocionar.

A verdade é que existem algumas pessoas por quem tenho um carinho e um afecto especial por já companhar o seu blog há muito tempo, de quem me sinto próxima e por quem fico feliz com as vitórias e triste pelas batalhar perdidas.

Mas hoje particularmente quero falar de alguém em especial, de uma borboleta que anda somniando pela Suécia, a queridissíma Sômnia.

Como é normal já não sei como fui parar ao seu blog, não sei há quanto tempo sou fiel leitora (arrisco dizer que há mais de um ano) mas sei que já li o blog todo de fio a pavio. Por duas razões, a primeira pelo prazer de ler, a segunda (quando reli alguns post e quando li outros pela primeira vez) por querer saber um pouquinho mais de uma mulher que eu admirava cada vez mais e a quem queria tratar com igual carinho em resposta a um e-mail.

Como é normal comecei a acompanhar o blog sem dizer nada, até que pouco a pouco fui perdendo a timidez e a comentar os seus eloquentes post, do mais simples ao mais elaborado. A Sômnia tem um modo muito bonito de ver o mundo, mostra ser uma pessoa muito feliz e que vê beleza nas coisas mais simples. Eu gosto e admiro muito essa maneira de ser.

Fui perdendo a timidez e a sentir-me cada vez mais em casa, o que é fácil pois a Somnia trata-nos muito bem.

A Sômnia é uma autêntica artista, os seus post vão desde filosofar (a moça é doutorada em Filosofia) sobre vários assuntos ao seu dia-a-dia na Suécia, que está a chegar ao fim, pois a familia está de regresso ao Brasil. A Somnia fala-nos do seu amor pelo seu Renato ou emociona-nos com os seus tratados sobre o amor. Discute temas tão diversos como Maternidade, arte, blog ou meio ambiente. Podemos inclusive acompanhar um pouco do seu trabalho artistico através do seu site:

Sômnia Carvalho

Vale a pena ler o seu blog, um post aqui, outro li, conhecer um pouquinho do que ela tem para nos mostrar e acima de tudo trocar impressões.

Em Março, a Somnia fez anos e pediu que respondessemos a uma pergunta:
"Que tipo de coisa lhe consegue deixar realmente feliz?

O aniversário era da Sômnia mas quem recebeu presentes fomos nós, as suas leitoras. A Somnia sorteou 3 nomes, entre que tinha respondida à pergunta, e iria pintar um quadro às felizes contempladas. Eu respondi à pergunta pelo prazer em si e qual não foi a minha surpresa ao constatar que tinha sido uma das sorteadas . Fiquei muito feliz e desde então tenho trocado e-mails com a Sômnia, o que para mim tem sido muito mais importante. Poder retribuir com o mesmo carinho a atenção que ela nos dá no seu blog. Poder despir a máscara da Maariah e ser também uma pessoa real, sem máscaras, sem sombras.

Hoje, na minha visita habitual vi este post:

As telas das ganhadoras do concurso com pitada de filosofia e psicanálise de botequim

entre o humor do título do post ao carinho do que ela escreveu para cada uma de nós, ao cuidado que teve com os gostos de cada uma, à beleza das telas e ao gesto da música, eu chorei de felicidade por a blogosfera me ter proporcionada a possibilidade de encontrar alguém que ficará para sempre no meu coração.

Obrigada Sômnia por ser quem é e por tudo o que já aprendi contigo. Espero poder continuar a ler as tuas histórias vividas no Brasil.

3 comentários:

  1. Por vezes é um punhado de gente que faz com que uma multidão valha (ou não) a pena. Valido para a bloga, para um grupo de trabalho, para uma escola ;)

    Vou clicar na Somnia! (estou sem acentos, como sempre)

    ResponderEliminar
  2. Vou ver ;)

    Tenho um email ainda para mandar-te, mas tenho de conseguir tempo e inspiração. Sabes que, para escrever banalidades, prefiro esperar por um dia de calma. ;)

    ResponderEliminar
  3. Maariah, obrigada pelo último comentário, muito obrigada. beijinhos

    ResponderEliminar