quinta-feira, julho 29, 2010

Alentejanês

Copiado do blog:

A Gata Christie :


sombrinha - chapéu-de-chuva de senhora
esgroviada - despistada
andar num aboiz - andar de um lado para outro/ apressado/ ocupado
ter o cabelo empessado - ter o cabelo emaranhado
maniento - convencido
hoje está cá uma calma - hoje está cá um calor
não dar notícia de - não se aperceber que/ não dar por
pupias - espécie de biscoitos grandes em forma de argola
a canalha - as crianças
manageira - chefe
tem avondo - já chega
cagulo - excesso
pelar-se por - gostar de
apoquentado - preocupado/ aborrecido
amanhar - arranjar/ arrumar
mangar com - gozar com
desanda - vai-te embora
dar vazão - conseguir responder às solicitações
magana - velhaca
untar ou besuntar o pão - barrar o pão
não vale um chocalho de erva - não vale nada
almariado - enjoado/ tonto
bilha - vasilha (por exemplo: bilha do gás)
desmangaritado - partido
enxaguar - passar por água (a loiça ou a roupa)
ir à da... - ir à casa da...
não páras na canastra - não estás quieto
marrafa - risco no cabelo (ao meio, ao lado)
poial - degrau, geralmente à porta de casa
garganeiro - ganancioso
paposseco - pão pequeno, carcaça
migas - aquilo a que em Lisboa se chama açorda
açorda - sopa com pão duro e água. a mais conhecida é a açorda de alho (vulgo "sopa alentejana") mas também há de espinafres, de tomate, de beldroegas
Bia - diminutivo de Maria
ter lidação - relacionar-se com alguém
bajoulo - pedra grande
dar banho - tomar banho


Achei muita piada a esta listagem. Conhecia todas as expressões, apesar de não ouvir algumas há algum tempo.

Lembrei-me de outra:

Bezaranha

Alguém sabe o que é?

5 comentários:

  1. Bolas! Tinha feito um comentário do tamanho dum camião e o meu computador, que já anda a mangar comigo há muito tempo, lixou tudo.

    A expressão "canalha" como "crianças", tanto quanto me parece, não é alentejana. E muitas outras parecem-me não ser! A fonte das expressões é segura?

    O que é bezeranha? Essa acredito piamente que seja alentejana...

    ResponderEliminar
  2. Bem, o que eu me ri com este dicionário!! Que saudades de ouvir dizer tá avondo, atão e almariada!! Lindoooo, somos as maiores!!
    Bjs

    Alexia

    ResponderEliminar
  3. Lélé, não me parece que a autora do blog de onde tirei isto tenha feito uma grande pesquisa. Pelo que percebi são expressões que ela, e os amigos, se lembraram. Muito gente comentou isso, que muitas das expressões não são só usadas no Alentejo. A mim, fez-me lembrar o alentejo e achei muita pida, principalmente por não ouvir algumas há anos.

    Bezaranha = uma grande ventania, diz-se quando o vento sofra muito forte.

    Aléxia, gostei particularmente da explicação da "Migas - aquilo que em Lisboa se chama açorda". Eu tenho discussões sobre como deve ser açorda. E açorda não é migas.

    ResponderEliminar
  4. Pois... Bezaranha, táva-se mesmo a ver!... bezzzzz, como o vento e aranha de aranha, que anda por todo o lado... Essa expressão é fixe!

    ResponderEliminar
  5. Bezeranha é ventania no barlavento algarvio mas já ninguém sabe!:(

    ResponderEliminar