sexta-feira, agosto 20, 2010

Projecto 52 - Semana 1



Semana 1 - 09 a 15 de Agosto de 2010
Se a foto tivesse nome - Blogoesfera

Não comecei o projecto da melhor maneira, para além de só hoje, sexta-feira estar a publicar a foto da semana passada, a qualidade da mesma deixa muito a desejar. A verdade é que neste projecto não me preocupa tanto a qualidade das fotos mas sim o tema que quero escolher para cada semana e conseguir escrever um texto sobre o mesmo. Esse é na realidade o meu objectivo principal sem deixar no entanto de tentar tirar foros um pouco melhores do que a amostra que deixo hoje. O tema desta primeira semana foi logo escolhido, só tinha de tirar a foto. Tirei algumas relacionadas com o tema mas ainda não as descarreguei, o que é normal em mim.

Porquê este tema, blogoesfera? Porque nesta semana faz 4 anos que me iniciei neste mundo maravilhoso dos blogs e afins. A mesa de apoio que aparece na foto é a que utilizo (quase) todos os dias (noites) enquanto passeio pelos blogs. Costumo estar no sofá e não encostada à parede (!) mas a foto foi tirada com o iPhone e todas as que tirei no sofá ficaram muito escuras.

Quando decidi avançar com esta ideia, a data de inicio da mesma coincidiu com o aniversário da minha entrada na blogoesfera e achei que seria interessante assinalar isso. E já se passaram 4 anos. Por causa deste "projecto" tenho andado a pensar no que a blogoesfera mudou a minha vida.

Estes são tempos um pouco parados, para além de ser época de férias, os blogs que acompanho há mais tempo, estão também diferentes, menos intimistas, post não tão frequentes. Acho que nos cansamos todos. Eu também não tenho escrito muito mas continuo a fazer as mesmas visitas. O que interessa aqui assinalar acho que é isso, no que a mim diz respeito, perdi um pouco a vontade de escrever (este "projecto 52" talves venha a dar um novo fôlego) mas conitnua a gostar de fazer as mesmas visitas.

Olho para trás,para estes 4 anos e reconheço que raro é o dia que passo sem visitar alguns blogs. Habituei-me a ler algumas histórias, acompanhar algumas vidas, saber de novidades, trocar experiências, conhecer novas músicas, pensar novos assuntos, questionar outras coisas, ler opiniões diferentes, outros pontos de vista e sei que por causa de tudo isso sou hoje mais rica do que era há 4 anos atrás.

Não me refiro a blogs da moda, esses também leio, para mim este mundo engloba tudo. Refiro-em a blogs de pessoas que aprendi a olhar de outro modo. Tenho dificuldade em utilizar a palavra amigo pois reconheço as diferenças em relação aos nossos amigos reais, mas não são, de todo, pessoas estranhas. 4 anos a acompanhar, mesmo que virtualmente, algumas vidas,fazem com que tenhamos preocupação e alegria por essas pessoas, que nos lembremos delas em situações reais, mesmo se nunca as termos visto.

Essa é a razão pela qual começamos a trocar e-mails, porque tiramos a máscara do nosso nickname e assumimos a nossa identidade, e porque algumas vezes marcamos encontros reais com os nossos amigos virtuais, como já acontecer comigo.

Por tudo isto só posso dizer que o saldo destes 4 anos é positivo. Que venham muitos mais.

8 comentários:

  1. (o que eu "namorei" aquela mesinha!...)
    O tema "blogosfera" foi um começo super interessante para este projecto 52 e muito simpático para quem por aqui passa, portanto, muito obrigada. 4 anos desta "vida" são uma vida, não são? Às vezes, tenho a sensação de que sou novata nisto... Só mesmo uma totó!... Depois, começo a "pescar" referências neste ou naquele blog e reparo que, afinal, já tenho barbas brancas até aos pés... Isso acontece-me também na vida real, portanto deve ser um defeito de fabrico.
    Maariah, gostei imenso de ler este post e, a ver pela amostra, a qualidade das fotografias não será, certamente, importante.

    ResponderEliminar
  2. Bela maneira de começar o projecto. E temos a mesma mesa. Mas que tem a mesa de importante quando o texto é/foi tão bom? ;)

    ResponderEliminar
  3. Há tempos passei ao lado da terra onde vives e pensei que, se tivesse o teu nº de telefone, teria finalmente combinado um encontro contigo. Ando a tentar conhecer todos os meus amigos virtuais... e tu és uma das melhores e mais antigas (sem máscaras, com nomes verdadeiros no email e moradas em livros enviados por correio)... :))

    ResponderEliminar
  4. Para mim, o conceito de amigo virtual soa-me estranho. Será por andar neste mundo dos blogs há pouco tempo?

    ResponderEliminar
  5. Lélé :)
    Tu és uma das razões pela qual o saldo é positivo. Foi atraves das blogoesfera que nos conhecemos. se não até podíamos estar lado a lado e, se calhar, nunca falaríamos. Mas assim já tive o prazer de ir tomar café contigo e passar uma óptima tarde de conversa.

    Elite, tu és das bloggers que eu acompanho quase desde o início. Ainda me recordo o primeiro texto que li teu, altura complicada da tua vida em que tinhas o visto a expirar. Lembro-me de pensar no horror que devia ser, estavas a estudar, tinhas a tua vida e não sabias como ia ser o dia de amanhã.

    Yashmeen, já tratámos do assunto telefone. A próxima vez que passares perto, diz qualquer coisa.

    Engraçado que para as 3 meninas eu não uso a máscara da Maariah, e é isso que é bom, que me faz continuar por aqui,

    ResponderEliminar
  6. VoTsyrk, até a mim me soa estranho. Mas estes amigos virtuais a que me refiro são-o apenas porque só falamos virtualmente. No entanto a troca, as confidências, a partilha, acredito que seja realmente verdadeira.

    ResponderEliminar
  7. Obrigada por isso! (somos velha guarda, é isso? haha)

    ResponderEliminar
  8. :)
    Posso também dizer que foi e tem sido um saldo bastante positivo :)

    Bjinhos

    ResponderEliminar