segunda-feira, agosto 30, 2010

Projecto 52 - Semana 2



... e com atraso...

Semana 2 - 16 a 22 de Agosto de 2010
Se a foto tivesse nome - Frase

Esta foto é da primeira folha do meu caderno, caderno que costumo trazer na minha mala e onde cada vez escrevo menos ( a última entrada é de Maio). Ainda assim preciso de ter sempre o caderno comigo. Julgo que dá para ver uma série de folhas que vou guardando no caderno.

Continuou com o hábito de escrever, cada vez menos é certo. Não só no caderno, como também em todos os meus "cadernos" que passaram a ser virtuais.

A frase foi para este caderno não me recordo quando (não coloquei data...). A frase, o sentido dela, eu já conhecia há algum tempo não sabia era a sua origem. Esta frase é o mote de um conhecido grupo de auto-ajuda, talvez o mais conhecido de todos, mesmo sendo anónimo...

Mesmo antes de entender a razão da existência da frase eu já a colocava em prática na minha vida, ou pelo menos tentava. E é por isso que eu gosto particularmente desta frase.

O Deus do início da frase, pode ser subsituído por qualquer outra coisa em que se acredite. Se calhar nem é preciso acreditar em nada. Eu preciso, por isso a palavra Deus faz sentido.

Resolvi tirar esta foto nesta semana pois foi uma semana em que, por um lado, não foi diferente das outras mas em que algumas mudanças aconteceram, ou pelo menos uma nova tentativa de mudança.

No que a mim diz respeito, seja em que situação for, pessoal ou profissional, e porque eu tenho tendência a precupar-me com coisas desnecessárias é importante fazer a avaliação de cada uma delas, ter a tal sabedoria qua a frase indica. E sim, em muita situação da minha vida preciso mesmo de serenidade para aceitar tudo aquilo que não está ao meu alcance mudar e coragem para mudar o que depende de mim.

3 comentários:

  1. Penso que, muitas vezes, pelo menos no teu caso, pedir a Deus é uma forma de pedir a ti própria. Sei que não estás à espera que Deus te lance uns pózinhos mágicos!...
    Pessoalmente, acho que confundo muito "serenidade em aceitar o que não posso mudar" com "comodismo", por isso nem me sinto autorizada a criticar a intenção da frase...

    ResponderEliminar
  2. pois, acho que estou com a lélé. acho que é possível mudar *tudo*. mesmo que seja (só) a nossa perspectiva. esse texto a mim, terrível preguiçosa e procrastinadora, serviria um terrível propósito comodista.

    mas transmite serenidade, disso não há dúvida.

    ResponderEliminar
  3. Por isso é que a frase também diz "sabedoria para distinguir" umas coisas das outras. Não gosto de ficar à espera. Um dos meus maiores defeitos é a preguiça mas também não gosto de depender de ninguém para resolver o que quer que seja. Há no entanto situações da nossa vida em que realmente nada podemos fazer, que não está nas nossas mãos mudar o que quer que seja, por muito que o queiramos. E aí sim é preciso serenidade para aceitar isso. Mas até a decisão de não fazer nada é por vezes uma decisão muito difícil de tomar.

    ResponderEliminar