quarta-feira, maio 11, 2011

Desafio bloguistico

A Brisa lançou um desafio interessante, aqui vamos:


1 - Existe algum livro que lesses e relesses várias vezes?
O único livro que me lembro de ter relido foi o Diário de Anne Frank e há muitos, muitos anos (era eu uma criança ...). A sério, não me lembro que idade tinha quando o li pela primeira vez, mas sei que o voltei a ler uns anos mais tarde. Encontrei, numa feira do livro uma versão alargada do diário e resolvi comprar. Na realidade, esta versão alargada tinha apenas mais meia dúzia de entradas que o pai de Anne Frank não quis publicar na versão original e que dizia respeito à problemática de relacionamento entre Anne Frank e a mãe.
Actualmente não me parece que relesse algum livro. Quer dizer, de vez em quando penso em reler " A insustentável Leveza do Ser" de Milan Kundera, mas não por ter gostado muito, pelo contrário. Um amigo meu diz-me que, quando o li, ainda não tinha maturidade emocional suficiente para o entender. E confesso que tenho alguma curiosidade em voltar a ler o livro e perceber se agora a opinião seria diferente.

2 - Existe algum livro que tenhas começado a ler, paraste, recomeçaste, tentaste e tentaste e nunca conseguiste ler até ao fim?
Existem alguns livros que parei de ler mas que nunca recomecei. Se não houver química não dou segundas oportunidades, fica de lado. Mas confesso que não gosto muito de o fazer, ou não gostava. Confesso que já não me lembro do primeiro livro com que isso aconteceu. Tinha 12 anos e foi o namorado da minha prima (10 anos mais velha do que eu) quem mo emprestou. Acho que era o Sandokam ou algo do género. Andei ali a patinar, a patinar, a custar-me horrores não conseguir ler o livro. Não só por estar a fazer uma desfeita ao namorado da minha prima, mas também porque nunca me tinha acontecido não conseguir ler um livro. Acho que fiquei com trauma e até hoje não gosto que me emprestem livros. Depois passados uns anos aconteceu o mesmo com um livro de Salmam Rushdie, e mais uma vez eu tinha bastante dificuldade em por de lado. Que chatice não ler o livro até o fim. Até que pensei que mais valia por de lado sem culpas e dedicar-me a leituras que fossem de facto prazeirosas.


3 - Se escolhesses um livro para ler o resto da tua vida, qual seria?
Não consigo escolher UM livro.

4 - Que livro gostarias de ter lido mas que, por algum motivo, nunca leste?
Assim de repente lembro-me d' "Os Miseráveis". A minha mãe tinha numa colecção de 5 livros, bem grossos. Andavam lá por casa, sempre disponíveis para mim e, como tal, sempre adiando exactamente por estarem ali sempre à mão, "logo lia". E nunca li.
Do mesmo modo lamento conhecer tão pouco a obra de Agustina Bessa Luís.


5 - Que livro leste cuja "cena final" jamais conseguiste esquecer?
Lamento imenso não ter memória para me lembrar de cenas finais dignas de registo.

6 - Tinhas o hábito de ler quando eras criança? Se lias, qual era o tipo de leitura?
Felizmente sempre gostei de ler. Já contei (julgo que no meu primeiro blog) que a minha avó contava sempre a história da minha mãe, grávida de mim, a ler e a fazer festas na barriga. Sempre gostei de livros e a minha mãe sempre nos incutiu esse gosto. Lembro-me de uma colecção de histórias infantis que era "As histórias do Avozinho" , que em miúda eu adorava. Há pouco tempo vim a descobrir um livro meu do Noddy!!! Tinha a colecção da Condessa de Ségur.
Li os livros de "Uma aventura" mas, das mesmas autoras, preferia a colecção "Viagens no Tempo". Adorava aqueles livros e aprendi bastante com eles. Também li "Os Cinco" e os "Sete" mas confesso que não tenho grandes memórias desses livros, ao contrário do "Triâgulo Jota" e dos meus preferidos: "As Gémeas no Colégio de Santa Clara".

7 - Qual o livro que achaste "chato" mas ainda assim leste até ao fim. Porquê?
De certeza que existe algum, mas de momento não me recordo de nada.

8 - Indica alguns dos teus livros preferidos:
Esta devia ser uma pergunta fácil, não é? Mas pelos vistos não. Estou a tentar lembrar de algo mas só me lembro do Saramago, a obra em si (não li nem metade) pela sua escrita e imaginação. De resto sou uma fã de Bibliografias e estas são sem dúvida a minha leitura preferida, pelas histórias de vida. Acho que tenho de investir mais no género de Romances

9 - Que livro estás a ler neste momento?
Olha que surpresa: "Clarice Lispecto: Uma vida"

10 - Indica alguns amigos para o Meme Literário:
Se ainda alguém ler este blog, sintam-se à vontade para responder.

2 comentários:

  1. Estou muito de acordo contigo, ali no ponto 2. Se não conseguimos engolir o livro, mais vale pousá-lo, pegar noutro e, mais tarde, pode ser que o livro difícil de engolir se torne uma leitura prazeirosa.
    O desafio é engraçado e acho que tens boas respostas.
    O ponto 7, para mim, é relativamente fácil. O livro que li até ao fim, mas que também achei chato do princípio até ao fim foi "A Chave Mestra". Foi numa altura em que decidi começar a disciplinar-me e não desistir de um livro só por ser chato mas não intragável.
    No ponto 4, acho que a minha resposta seria: todos os que não li; o problema não são os livros, mas os motivos... (preguiça para uns, falta de apetite para outros, ignorância para muitos, etc.)

    ResponderEliminar
  2. É sempre tão bom ficar a conhecer um bocadinho da nossa relação com os livros. Obrigada por teres aceite o desafio :)

    ResponderEliminar