domingo, dezembro 19, 2010

Projecto 52 - Semana 12

Semana 12 - 25 a 31 de Outubro de 2010
Se a foto tivesse nome - " O jardineiro"

Este é um quadro de Paul Cézanne. Não costuma ser um tipo de pintura de que eu goste particularmente mas deste gostei. Gosto mais de pinturas abstratas mas sei que fiquei bastante tempo a contemplar este quadro. Pensei muita coisa, inclusivé no que iria escrever aqui no blog (daí a fotografia). Mas entretanto já se passou algum tempo e acho que os sentimentos que experimentei ao ver o quadro estão já esquecidos, adormecidos pelo menos. Para os recordar teria de recorrer ao exercício de imaginar-me de novo em frente do quadro. Um exercício não muito fácil, olhar para a foto que tirei não é o mesmo que olhar o quadro ao vivo. Uma das coisas de que me recordo é de tentar imaginar cada pincelada. Tenho muito este hábito, o de imaginar que "este chão já foi pisado por ...", " este quadro, este bocadinho aqui, foi pintado por ... , foi tocado por ...".
Na realidade o quadro faz parte de uma série de quadro, todos sob o mesmo tema, o jardineiro Vallier,o jardineiro de Cázanne.
Não sei, não me lembro o que me cativou no quadro, acho que a sensação de paz que me transmitiu, o facto de o homem estar sentado de pernas cruzadas, num meio sorriso que esconde alguma coisa de bom, de positivo, de alegria. O facto de os olhos estarem escondidos sob a aba do chapéu, como que não deixando revelar todo o que o seu dono poderia estar a pensar, como se assim tivessemos a certeza da sua alegria. Acho que foi todo este mistério que me fascinou, aquilo que eu, sem ter hábito fazê-lo, dei por mim a fazer: a imaginar o que estaria por detras do quadro.

2 comentários:

  1. Sou péssima a apreciar quadros, por não ter qualquer conhecimento da arte da Pintura, mas, de facto, esse quadro é um espectáculo! Lindíssimo! E as perguntas que colocas são curiosas, interessantes, interessadas e indutoras de interesse.
    Quando piso algumas ruínas, também gosto de pensar que ali, naquele chão, há séculos, algo se passou... Que terá sido? Como vivia quem ali vivia? Enfim, imagino logo um romance...

    ResponderEliminar
  2. Eu também não sei apreciar quadros. Um blog que já comentei aqui, "Borboleta Pequenina somniando na Suécia" tem uma rúbrica dedicada a isso: "o que vê neste quadro?" É interessante, e acho que influenciado por isso dou por mim a tentar fazer o mesmo exercicio. Engraçado porque, não entendo nada de pintura, mas do pouco que já vi diria que prefiro quadros mais abstractos. Mas este tinha algo que me fascinou.

    Engraçado o imaginar-nos o "quem já passou por aqui." Eu gosto.

    ResponderEliminar