domingo, fevereiro 24, 2013

Milena - II

"Um dia em que falávamos de homens, em Ravensbruck, Milena disse-me amargamente e com uma entoação autocrítica - ' Foi sempre o meu destino apenas ter podido amar homens fracos. Nenhum deles tomou conta de mim, ou simplesmente me acarinhou. É o castigo em que incorre uma mulher quando tem demasiada iniciativa. É uma coisa que os homens gostam durante pouco tempo, mesmo os fracos. Depois da mulher independente, procuram outra, tipo bonequinha frágil que amua, se senta no sofá com as mãos sobre os joelhos e os olha cheia de admiração. A maior parte das que me sucedem eram deste género. Foi assim que vi transformarem-se miraculosamente os meus homens desprovidos de qualquer sentido prático, imaturos - mas tão espirituais. Para a sua nova mulher, subiam e desciam escadas, procuravam alojamento, corriam dum escritório para o outro à procura de documentos, escreviam cartas oficiais. Até começavam a ganhar dinheiro!"

In "Milena" de Margarete Buber - Neumann

Sem comentários:

Enviar um comentário