sexta-feira, novembro 05, 2010

Sou só eu?

Estou a ouvir a "Conversa de raparigas" na Antena 3. O tema é descriminação. Inevitavelmente fala-se (também) de descriminação racial e todas utilizam a palavra "preto". Podemos não ligar nenhuma ao que é (supostamente) socialmente correcto mas a utilização desta palavra não é, por si só, descriminatória?



- Posted using BlogPress from my iPhone

4 comentários:

  1. Nunca sei como abordar estes assuntos. Por isso não lhes toco. Pois. :X

    ResponderEliminar
  2. Eu entendo Arya. Não acho que a utilização da palavra tivesse como intenção ser descriminatória, mas a mim soou-me mal. Se calhar anos e anos a ouvir que não é correcta a sua utilização tenha esse efeito em mim.

    Eu tenho um relacionamente complicado com (algumas) palavras: tenho dificuldade em dizer que sou casada (legalmente não sou) e que consequentemente tenho marido. Por outro lado faz-me confusão a dificuldade que algumas pessoas têm em dizer padrasto e madrasta. Aqui acho que se deve banalizar ao máximo a palavra "madrasta", para que esta possa deixar de ser o bicho papão que parece ser.

    Acho que me perdi, fiquei a pensar nesta utilização de palavras e no que pode significar para uns ou para outros. Questionei-me se seria eu a ... estar errada?

    ResponderEliminar
  3. Penso que não. É tão discriminatório falar de pretos, como de brancos, ou seja, não é, na minha simples opinião. Na verdade, o que é aceitável socialmente, aqui em Portugal, é dizer negros, mas acho que esses pruridos com a semântica é que são discriminatórios.

    ResponderEliminar
  4. "acho que esses pruridos com a semântica é que são discriminatórios"- é isso mesmo Lélé. É isso que receio.

    ResponderEliminar