quinta-feira, dezembro 10, 2009

Nobel

Radhuset - Câmara Municipal
Foi hoje a entrega do Nobel da Paz de 2009 a Barack Obama. Ao contrário dos outros prémio Nobel, que são entregues em Estocolmo, o Nobel da Paz é entregue em Oslo, no edifico da Câmara Municipal, o Radhuset, imponente edifício que abraça toda a cidade.


Sala de cerimónias

Não me manifestei, aqui no blog, sobre a entrega do prémio a Obama mas quando ouvi a noticia achei completamente despropositado. Continuo a achar. Aliás parece que até o próprio Obama diz que "Não tenho dúvidas de que há outros que seriam possivelmente mais merecedores".

Não sei como funciona o comité, as nomeações e por aí fora, mas li que as “candidaturas” teriam terminado em Fevereiro de 2009, se tivermos em consideração que Obama tomou posse em Janeiro... acho que sim, foi prematuro, o prémio e até o voto de confiança que o próprio Obama reconhece.


O primeiro-ministro norueguês, Jens Stoltenberg disse que "O prémio é bem merecido e importante. Não me recordo de outra pessoa que tenha feito mais pela paz durante o ano passado".


É verdade que Obama é uma figura mediática e que a eleição dele permitiu a muita gente não só alargar horizontes como também sonhar, mas quantos prémio Nobel da Paz não foram já entregues a pessoas de quem a maioria nunca ouviu falar mas que fizerem sim muito mais?

Quase em frente ao Radhuset fica o Museu do Prémio Nobel Paz, que também visitei quando estive em Oslo. Tem uma sala com míni-placards electrónicos com a foto de todos os distinguidos. Lá podemos ler qual o empenho de cada um deles e o que fizerem para merecerem tão nobre distinção. Tirando as personagens mais mediáticas alguns só conhecia de nome (não sabendo o motivo para o qual foram laureados) ou então nem de nome, mas todos eles deram sem dúvida contributo para transformar este mundo num mundo melhor. Barack Obama o que fez?

1 comentário:

  1. Também não sei o que ele fez, mas deve ser jogada política, econômica (esses nomes podiam ser juntos, né?!) Bom, mas deve ter sido uma jogada, puxacão de saco mesmo, ou coisa parecida, acredito eu, e foi prematuro, quem sabe no próximo, mas pra esse foi prematuro.
    Nem mencionei no meu blog, mas aqui só dava Obama nos noticiários, antes durante e depois da visita e entrega do prêmio.
    Na minha classe do curso do norueguês tem uma menina que morou 20 anos nos EUA, e a professora pra puxar o saco ficava tentando introduzir o assunto da visita de Obama, mas acho que estava tão desatualizada que nem mencionou o Nobel, e nem tem visão crítica para analisar o assunto, a prof só era na base da puxacão de saco mesmo, mas era cortada por quem não tinha interesse.
    Legal ler sobre isso aqui.
    Beijo

    ResponderEliminar